Atendimento Social
A Cáritas Diocesana da Guarda tem como missão apoiar e dignificar os mais vulneráveis da sociedade, dando resposta às pessoas em situação de pobreza e de exclusão social, no sentido de os acolher, escutar e valorizar.
O Serviço de Atendimento Social da Cáritas Diocesana da Guarda destaca-se de entre os diversos serviços que constituem a instituição como central na sua intervenção. O Atendimento Social da Cáritas Diocesana da Guarda é o “rosto” da instituição que acolhe aqueles que a procuram, voluntariamente ou encaminhados por outras entidades, no sentido de que os seus problemas sejam olhados com solidariedade, com vista ao encontro de soluções que promovam a melhoria das situações que os caraterizam.
É no Serviço de Atendimento Social que se rastreiam as situações mais vulneráveis e que se apoiam os casos mais emergentes, necessitados muitas vezes da assistência mais básica, como seja o suporte em termos alimentares ou ao nível de vestuário, recorrendo-se para tal ao apoio proporcionado pelo Banco Alimentar Contra a Fome ou pelo pelo Programa Operacional de Apoio a Pessoas Mais Carenciadas e ao Roupeiro da Cáritas Diocesana da Guarda.
O Serviço de Atendimento Social apoia públicos com diferentes problemáticas sociais e, nestes últimos anos de crise e de desemprego, o número de casos que solicitam apoio e acompanhamento têm aumentado exponencialmente. A realidade social e económica que tem caraterizado a área territorial da Diocese da Guarda nos últimos anos, pautada pelo desemprego, pela desertificação e decréscimo da população nas zonas rurais, pelo aumento substancial da população idosa e do seu isolamento familiar e social, tem contribuído para um aumento crescente do encaminhamento de novas situações e problemáticas para o Serviço de Atendimento Social da Cáritas.